top of page
  • acmirilsaigange

Dead by Daylight Mobile Türkçe



Dövlət Miqrasiya Xidməti: O que é e como usar?




Se você é estrangeiro ou apátrida e deseja viver, trabalhar, estudar ou viajar no Azerbaijão, precisa conhecer o Dövlət Miqrasiya Xidməti (Serviço Estadual de Migração). Trata-se de um órgão do Estado que regula e gere os processos migratórios no país, bem como presta diversos serviços e benefícios aos migrantes e refugiados. Neste artigo, explicaremos o que é Dövlət Miqrasiya Xidməti, por que é importante, quais serviços e benefícios oferece, quais desafios você pode enfrentar e como usá-lo de maneira eficaz.


Introdução




O que é Dövlət Miqrasiya Xidməti?




Dövlət Miqrasiya Xidməti (DMX) é uma agência estadual estabelecida por decreto do Presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev em 18 de março de 2007. O principal objetivo da DMX é implementar a política estadual de migração, regular e prever processos migratórios e coordenar as atividades dos órgãos estatais relevantes neste campo. A DMX também visa proteger os direitos e interesses dos migrantes e refugiados, bem como garantir a segurança nacional e a ordem pública no Azerbaijão.




dovlet miqrasiya



Por que é importante para estrangeiros e apátridas no Azerbaijão?




O Azerbaijão é um país que atrai muitos estrangeiros e apátridas por vários motivos, como oportunidades econômicas, diversidade cultural, beleza natural, patrimônio histórico, estabilidade regional etc. É aqui que o DMX é útil.A DMX fornece informações essenciais, orientação e assistência a estrangeiros e apátridas que desejam obter permissão de trabalho, visto, registro por local de permanência, residência temporária ou permanente, cidadania ou status de refugiado no Azerbaijão. O DMX também os ajuda a se integrar à sociedade e à cultura do Azerbaijão, bem como a acessar vários serviços e benefícios sociais.


Principais serviços e benefícios do Dövlət Miqrasiya Xidməti




serviços eletrônicos




Uma das principais vantagens do DMX é que ele oferece uma ampla gama de serviços eletrônicos que podem ser acessados online por meio de seu site oficial ( ou de seu aplicativo móvel (MigAz). Esses serviços eletrônicos permitem que estrangeiros e apátridas solicitem diferentes tipos de documentos e autorizações, bem como acompanhem o status de seus pedidos. Alguns dos serviços eletrônicos mais populares são:


Visto de trabalho




Uma autorização de trabalho é um documento que permite a um estrangeiro ou apátrida trabalhar legalmente no Azerbaijão por um determinado período de tempo. É necessária uma autorização de trabalho para aqueles que desejam trabalhar no Azerbaijão por mais de 90 dias em um ano.[^3^ Para solicitar uma autorização de trabalho, é necessário preencher um formulário de inscrição on-line, fazer o upload dos documentos necessários e pagar a taxa estadual. Os documentos incluem passaporte, foto, atestado médico, contrato de trabalho e atestado de ausência de antecedentes criminais. A taxa estadual depende da duração da autorização de trabalho e varia de 350 a 1000 AZN. A autorização de trabalho é normalmente emitida no prazo de 20 dias úteis após a apresentação do pedido. A autorização de trabalho pode ser estendida por até 5 anos, mas não mais de 2 anos de cada vez.


Visto




Um visto é um documento que permite a um estrangeiro ou apátrida entrar e permanecer no Azerbaijão por um determinado período de tempo e para uma finalidade específica. É necessário visto para quem vem de países que não estão isentos do regime de vistos do Azerbaijão.Existem diferentes tipos de vistos, como turista, negócios, trânsito, estudante, médico, etc. Os requisitos e taxas de visto variam dependendo do tipo e duração do visto.


Para solicitar o visto, pode-se utilizar o sistema de visto eletrônico (e-Visa), que é uma forma rápida e prática de obter um visto de entrada única por até 30 dias. O e-Visa pode ser obtido dentro de 3 dias úteis após o preenchimento de um formulário de inscrição online, o upload dos documentos necessários e o pagamento da taxa estadual de 20 USD. Alternativamente, pode-se solicitar um visto através das missões diplomáticas ou consulares do Azerbaijão no exterior, ou através dos centros de serviço ASAN Visa nos aeroportos internacionais do Azerbaijão.


Registo por local de estadia




Um registro por local de permanência é um documento que confirma a residência legal de um estrangeiro ou apátrida no Azerbaijão. Um registro por local de permanência é necessário para aqueles que pretendem permanecer no Azerbaijão por mais de 15 dias. O registro por local de permanência pode ser feito online através do site ou aplicativo móvel da DMX, ou pessoalmente nos escritórios regionais de migração. O registo por local de estadia é gratuito e deve ser feito até 10 dias após a chegada ao Azerbaijão.


Residência temporária e permanente




Uma autorização de residência temporária é um documento que permite que um estrangeiro ou apátrida viva no Azerbaijão por até um ano. A autorização de residência temporária pode ser concedida por vários motivos, como reagrupamento familiar, educação, emprego, investimento, etc. A autorização de residência temporária pode ser prorrogada por até 5 anos.


Uma autorização de residência permanente é um documento que permite que um estrangeiro ou apátrida viva no Azerbaijão indefinidamente.Uma autorização de residência permanente pode ser concedida àqueles que viveram no Azerbaijão por pelo menos dois anos com uma autorização de residência temporária, ou que se casaram com um cidadão do Azerbaijão, ou que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento do Azerbaijão, ou que atendem a outros critérios especificados por lei.


Para solicitar uma autorização de residência temporária ou permanente, é necessário preencher um formulário de inscrição on-line, fazer o upload dos documentos necessários e pagar a taxa estadual. Os documentos incluem passaporte, foto, atestado médico, atestado de inexistência de antecedentes criminais e outros documentos, dependendo do motivo da solicitação. A taxa estadual depende do tipo e duração da autorização de residência e varia de 40 a 200 AZN. A autorização de residência é normalmente emitida no prazo de 30 dias úteis após a apresentação do pedido.


questões de cidadania




As questões de cidadania estão relacionadas à aquisição ou renúncia à cidadania do Azerbaijão. Um estrangeiro ou apátrida pode adquirir a cidadania do Azerbaijão por naturalização ou restauração. A naturalização é o processo de concessão de cidadania àqueles que atendem a determinados critérios, como viver no Azerbaijão por pelo menos cinco anos com uma autorização de residência permanente, ter conhecimento suficiente da língua e cultura do Azerbaijão, ter renda e propriedade legais, ser leal à Constituição e às leis do Azerbaijão, etc.


A renúncia é o processo de desistir voluntariamente da cidadania do Azerbaijão. Um cidadão do Azerbaijão pode renunciar à sua cidadania se tiver outra cidadania ou tiver obtido a garantia de adquirir outra cidadania.


Para solicitar a aquisição ou renúncia à cidadania do Azerbaijão, é necessário preencher um formulário de inscrição on-line, fazer o upload dos documentos necessários e pagar a taxa estadual.Os documentos incluem passaporte, foto, certidão de nascimento, certidão de casamento (se houver) e outros documentos, dependendo do caso. A taxa estadual depende do tipo e motivo da aquisição ou renúncia à cidadania e varia de 50 a 1000 AZN. Os problemas de cidadania geralmente são resolvidos dentro de 6 meses após o envio da solicitação.


estatuto de refugiado




A condição de refugiado é a condição jurídica que confere proteção e assistência ao estrangeiro ou apátrida que tenha fugido de seu país de origem ou residência habitual devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, pertença a determinado grupo social ou opinião política. A condição de refugiado também se aplica àqueles que foram deslocados por conflitos armados, violência ou violações dos direitos humanos.


Para solicitar o status de refugiado, é necessário preencher um formulário de inscrição on-line, fazer o upload dos documentos necessários e passar por uma entrevista com os funcionários do DMX. Os documentos incluem um passaporte ou documento de identidade, uma foto e qualquer evidência dos motivos da fuga. O pedido de estatuto de refugiado é gratuito e deve ser feito até 10 dias após a chegada ao Azerbaijão. O estatuto de refugiado é geralmente concedido no prazo de 6 meses após a apresentação do pedido. O estatuto de refugiado pode ser revogado se as circunstâncias que o levaram a tal cessarem ou se o refugiado tiver cometido um crime grave ou fraude.


Cooperação internacional




Outro aspecto importante da DMX é sua cooperação internacional com várias organizações e países no campo da migração. A DMX participa em várias iniciativas e projetos regionais e globais que visam melhorar a gestão e regulação dos fluxos migratórios, bem como melhorar a proteção e integração de migrantes e refugiados. Alguns dos principais parceiros e plataformas da DMX são:



  • A União Europeia (UE) - A DMX coopera com a UE em várias questões, tais como facilitação e readmissão de vistos, parceria de mobilidade, diálogo sobre migração, gestão de fronteiras, asilo e proteção de refugiados, etc.



  • A Organização Internacional para Migração (IOM) - DMX trabalha com a IOM em vários projetos e programas, como retorno voluntário assistido e reintegração, combate ao tráfico, governança migratória, saúde migratória, dados migratórios, etc.



  • O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) - DMX colabora com o ACNUR em diversas atividades e serviços, como registro de refugiados, determinação de status, proteção, assistência, integração, reassentamento, etc.



  • A Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) - DMX se envolve com a OSCE em vários tópicos, como desenvolvimento de políticas de migração, harmonização da legislação de migração, capacitação de gerenciamento de migração, desafios de segurança de migração, etc.



  • A Comunidade de Estados Independentes (CIS) - DMX participa de vários acordos e mecanismos no âmbito da CIS, como o Acordo de Cooperação no Combate à Migração Ilegal, o Acordo de Reconhecimento Mútuo de Vistos, o Acordo de Cooperação em Migração Laboral e Proteção Social dos Trabalhadores Migrantes, etc.



Escritórios regionais de migração




Além de sua sede em Baku, a DMX também possui 11 escritórios regionais de migração que cobrem todas as regiões do Azerbaijão. Esses escritórios oferecem diversos serviços e benefícios aos estrangeiros e apátridas que residem ou visitam essas regiões. Algumas das principais funções desses escritórios são:



  • Registar os estrangeiros e apátridas por local de estada;



  • Emitir autorizações de residência temporária e permanente;



  • Emitir autorizações de trabalho;



  • Emitir vistos;



  • Emitir documentos de viagem;



  • Emitir certificados de inexistência de antecedentes criminais;



  • Prestar informação e consulta sobre questões migratórias;



  • Monitorizar e controlar o cumprimento da legislação migratória;



  • Cooperar com as autoridades locais e organizações da sociedade civil em matéria de migração.



Centro de treinamento e educação




A DMX também possui um centro de treinamento e educação que oferece vários cursos e programas para seus funcionários, bem como para estrangeiros e apátridas que desejam aprender mais sobre questões de migração. O centro de treinamento e educação oferece:



  • Cursos de desenvolvimento profissional para funcionários da DMX sobre temas como gestão de migração, legislação, procedimentos, habilidades de comunicação, línguas estrangeiras, etc.



  • Cursos de orientação para estrangeiros e apátridas que desejam obter uma autorização de residência temporária ou permanente ou a cidadania do Azerbaijão. Esses cursos abrangem tópicos como língua, história, cultura, constituição, leis, direitos e deveres do Azerbaijão, etc.



  • Cursos de conscientização para estrangeiros e apátridas que desejam aprender mais sobre questões de migração no Azerbaijão. Estes cursos abordam temas como regime de vistos, autorização de trabalho, registo por local de estada, autorização de residência, cidadania, estatuto de refugiado, etc.



  • Cursos de treinamento para outros órgãos estatais, organizações da sociedade civil, representantes da mídia e instituições acadêmicas sobre questões de migração no Azerbaijão. Esses cursos cobrem tópicos como política de migração, legislação, estatísticas, tendências, desafios, melhores práticas, etc.



Desafios e dicas para usar Dövlət Miqrasiya Xidməti




Desafios enfrentados por migrantes e refugiados no Azerbaijão




Apesar dos esforços e conquistas da DMX, migrantes e refugiados no Azerbaijão ainda enfrentam alguns desafios e dificuldades no acesso e uso de seus serviços e benefícios. Alguns dos desafios comuns são:



  • Falta de conscientização e informação sobre as regras e procedimentos de migração no Azerbaijão;



  • Falta de competências linguísticas e conhecimentos culturais para comunicar e integrar no Azerbaijão;



  • Falta de recursos financeiros e assistência jurídica para requerer e obter os documentos e autorizações necessários;



  • Falta de apoio social e rede para lidar com o estresse e os desafios de viver em um país estrangeiro;



  • Falta de acesso à educação, cuidados de saúde, emprego, habitação e outros serviços e benefícios sociais;



  • Falta de proteção e segurança contra discriminação, exploração, abuso, violência e tráfico;



  • Falta de participação e representação nos processos de tomada de decisão e formulação de políticas sobre questões migratórias.



Dicas para usar o aplicativo online e o serviço de rastreamento




Uma das melhores maneiras de superar alguns desses desafios é usar o aplicativo online e o serviço de rastreamento oferecido pela DMX. Este serviço permite-lhe solicitar vários documentos e autorizações online, bem como acompanhar o estado dos seus pedidos. Aqui estão algumas dicas para usar este serviço de forma eficaz:



  • Certifique-se de ter um endereço de e-mail válido e um número de telefone que possa usar para receber notificações e atualizações da DMX;



  • Certifique-se de que possui todos os documentos exigidos em formato eletrônico (PDF ou JPG) e que estejam claros, legíveis e completos;



  • Certifique-se de preencher o formulário de inscrição online de forma correta e completa, seguindo as instruções e orientações fornecidas pela DMX;



  • Certifique-se de pagar a taxa estadual online usando um cartão de crédito ou transferência bancária, ou offline usando um terminal de pagamento ou uma agência bancária;



  • Certifique-se de verificar o status de sua inscrição regularmente usando seu número de inscrição e senha que você recebe após enviar sua inscrição;



  • Certifique-se de entrar em contato com a DMX se tiver alguma dúvida ou problema em relação à sua inscrição ou aos seus documentos.



Dicas para entrar em contato com o call center ou visitar a sede




Se precisar de mais informações ou assistência da DMX, você também pode entrar em contato com a central de atendimento ou visitar a sede em Baku. Aqui estão algumas dicas para fazer isso:



  • O call center da DMX funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode ser alcançado em (+994 12) 919 ou em info@migration.gov.az.O call center pode fornecer informações e consultas sobre vários assuntos de migração em azerbaijano, russo, inglês, turco, árabe, persa, urdu, hindi, bengali, chinês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, etc.



  • A sede da DMX está localizada em 202 Binagadi Highway 3123 Block (perto da estação de metrô Koroglu), Baku AZ1114. O horário de trabalho é de segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00. A sede pode fornecer diversos serviços e benefícios aos estrangeiros e apátridas que a visitem pessoalmente.



  • Antes de entrar em contato com a central de atendimento ou visitar a sede, certifique-se de ter consigo seu passaporte ou documento de identidade, bem como seu número de inscrição e senha (se aplicável);



  • Seja educado e respeitoso ao se comunicar com a equipe da DMX e siga suas instruções e recomendações;



  • Seja paciente e cooperativo ao aguardar sua vez ou seus documentos e evite conflitos ou discussões com outros candidatos ou com a equipe da DMX.



Conclusão




Resumo dos principais pontos




Em conclusão, Dövlət Miqrasiya Xidməti (Serviço Estadual de Migração) é uma agência estatal que regula e gerencia os processos de migração no Azerbaijão, além de fornecer vários serviços e benefícios para estrangeiros e apátridas que desejam viver, trabalhar, estudar ou viajar no país. A DMX oferece uma ampla gama de serviços eletrônicos que podem ser acessados online por meio de seu site ou aplicativo móvel, como permissão de trabalho, visto, registro por local de permanência, residência temporária e permanente, questões de cidadania, status de refugiado, etc.No entanto, migrantes e refugiados no Azerbaijão ainda enfrentam alguns desafios e dificuldades no acesso e uso dos serviços e benefícios do DMX. Por isso, separamos algumas dicas para utilizar o aplicativo online e o serviço de rastreamento, bem como para entrar em contato com a central de atendimento ou visitar a sede da DMX.


Call to action e informações de contato




Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que é Dövlət Miqrasiya Xidməti e como usá-lo de forma eficaz. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para nos contatar em info@migration.gov.az ou em (+994 12) 919. Você também pode visitar nosso site em ou baixar nosso aplicativo móvel MigAz no Google Play ou App Store. Estamos sempre felizes em ajudá-lo com qualquer problema de migração no Azerbaijão.


perguntas frequentes




  • P: Como posso verificar se preciso de visto para entrar no Azerbaijão?



  • R: Você pode verificar a lista de países isentos do regime de vistos do Azerbaijão no site da DMX em Se o seu país não estiver na lista, você precisa de um visto para entrar no Azerbaijão.



  • P: Como posso estender minha estadia no Azerbaijão se meu visto expirar?



  • R: Você pode solicitar uma extensão do seu visto online através do site DMX ou aplicativo móvel, ou pessoalmente nos escritórios regionais de migração. Você precisa preencher um formulário de inscrição on-line, fazer o upload dos documentos necessários e pagar a taxa estadual. A extensão do seu visto geralmente é concedida em até 10 dias úteis após o envio do pedido.



  • P: Como posso mudar meu status de residente temporário para residente permanente no Azerbaijão?



  • R: Você pode solicitar uma autorização de residência permanente online através do site DMX ou aplicativo móvel, ou pessoalmente nos escritórios regionais de migração. Você precisa preencher um formulário de inscrição on-line, fazer o upload dos documentos necessários e pagar a taxa estadual. A autorização de residência permanente é normalmente concedida no prazo de 30 dias úteis após a apresentação do pedido.Você deve ter vivido no Azerbaijão por pelo menos dois anos com uma autorização de residência temporária antes de solicitar uma autorização de residência permanente.



  • P: Como posso obter uma autorização de trabalho no Azerbaijão se tiver uma oferta de emprego de um empregador?



  • R: Você pode solicitar uma permissão de trabalho online através do site DMX ou aplicativo móvel, ou pessoalmente nos escritórios regionais de migração. Você precisa preencher um formulário de inscrição on-line, fazer o upload dos documentos necessários e pagar a taxa estadual. A autorização de trabalho é normalmente emitida no prazo de 20 dias úteis após a apresentação do pedido. Você deve ter um contrato de trabalho válido com um empregador registrado no Azerbaijão antes de solicitar uma autorização de trabalho.



  • P: Como posso requerer o estatuto de refugiado no Azerbaijão se fugi do meu país devido a perseguição ou violência?



  • R: Você pode solicitar o status de refugiado online através do site ou aplicativo móvel da DMX, ou pessoalmente na sede da DMX em Baku. Você precisa preencher um formulário de inscrição on-line, fazer upload dos documentos necessários e passar por uma entrevista com os funcionários da DMX. O estatuto de refugiado é geralmente concedido no prazo de 6 meses após a apresentação do pedido. Você deve ter um medo bem fundamentado de perseguição ou violência em seu país de origem ou residência habitual antes de solicitar o status de refugiado.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page